domingo, 13 de dezembro de 2009

O PROPÓSITO DO MILÊNIO.

o milênio,a sétima dispensação, pós tribulação,a nova jeruzalem
Desde a queda do homem, a humanidade clama por paz e liberdade, e este clamor será atendido. O propósito do milênio será estabelecer justiça e paz na terra, eliminando assim toda a rebelião contra o Criador, fazendo valer todas as alianças registradas nas escrituras: tornando Israel cabeça de todas as nações, onde ocupará todas as terras que lhe foi concedida por Deus: e cumprir as profecias a respeito do Messias. Jerusalém será a sede do governo de Cristo e dela sairão as diretrizes religiosas e civis para todo o mundo, conforme registros em Isaías 2.2 e Miqueias 4.2.

O Milênio será a Sétima e última dispensação da parte de Deus concernente a humanidade, o Milênio será uma teocracia e todos os reinos do mundo estarão sob o domínio e Senhorio de Jesus Cristo (Zacarias 14.9). O Milênio será a “dispensação da plenitude dos tempos”segundo Efésios 1.10, significando que para esse tempo convergem todas as alianças e tempos mencionados na bíblia. Cumpri-se-a em sua íntegra o que o apostolo Paulo diz em (Filipenses 2:10) - Para que ao nome de Jesus se dobre todo o joelho dos que estão nos céus, e na terra, e debaixo da terra, (Filipenses 2:11) - E toda a língua confesse que Jesus Cristo é o SENHOR, para glória de Deus Pai. E em (Zacarias 14:9) - E o SENHOR será rei sobre toda a terra; naquele dia um será o SENHOR, e um será o seu nome.
Haverá dois grupos distintos de povos no Milênio:

1.) Os crentes glorificados, consistindo dos salvos do A.T; os do N.T (A Igreja) E os oriundos da Tribulação. Sendo que os salvos no arrebatamento, em estado glorificados, não estarão limitados à terra. Seus corpos ressurretos não serão limitados pelas coisas físicas como os mortais. Serão como os anjos, nossos corpos terão acesso a terra e ao céu. Após a ressurreição, jesus em seu estado glorificado, passou quarenta dias entre o povo, comeu, bebeu, esteve entre os discípulos foi tocado por tomé, andou com os discípulos em Emaús e depois desapareceu, saia e entrava de salas sem precisar abri-las.
2.) Os salvos naturais em estado físico normal vivendo na terra , a saber os Judeus salvos saídos da grande tribulação, gentios poupados no julgamento das nações e o povo nascido durante o próprio milênio.
sacrifícios,antigo testamento,cerimoniais,memoriais,terra prometida
Durante o Milênio alguns sacrifícios serão restaurados, serão como memoriais em relação ao que jesus efetuou, servindo de instrução as gerações futuras, assim como a santa ceia é um memorial para a igreja. Os Judeus possuirão toda a terra prometida, tendo seu território indo do mediterrâneo até o Eufrates (Gênesis 15.18; 17.8; Êxodo 23.31), o vasto território será divido em três faixas iguais e paralelas, uma para cada tribo de Israel sendo que a faixa central será do Príncipe (Ezequiel. 48). A maior parte deste território é um deserto, mas Deus fará fluir de sob o templo milenar um volumoso rio (Ezequiel.47. 1-12), juntamente com copiosas chuvas farão florescer este deserto (Isaías 35.1). A Igreja será glorificada, o conhecimento de Deus será universal, a piedade prevalecerá. A natureza humana será a mesma, mas devido a prisão de satanás, não haverá obstáculo espirituais, pois a incredulidade e a rebelião não será tolerada, a transgressão será corrigida imediatamente (Isaías 65.20b) ; Zacarias 14.17 ; Apocalipse 19.15),” Cetro de Ferro” esta expressão demonstra que haverá oposição a cristo, sendo portando necessária aplicação de disciplina.

A vida humana será prolongada, (Isaías 65.20,22 e Zacarias 8.4) devido ao alto índice de natalidade,(Isaías 65:20) - Não haverá mais nela criança de poucos dias, nem velho que não cumpra os seus dias; porque o menino morrerá de cem anos; porém o pecador de cem anos será amaldiçoado. não haverá paralíticos nem deformados, aleijados (Isaías 35.5,6).Haverá mudança no reino animal, acabando com a ferocidade dos animais, (Isaías 11.6-8; 65.25; Ezequiel 34.25). O solo será fértil, os desertos desaparecerão (Is. 30.25; Joel. 3.18). Haverá abundancia de viveres e fartura para todos (Jeremias 31.12;Is 30.23; Salmos. 72.16). Haverá alterações geológicas do relevo do solo. (Zacarias 2.10) no versículo 10, a tradução fiel é a Acf “ela (a terra) será exalçada”; ao passo que a versão atualizada registra “esta ( a terra) será exaltada”. Não se trata aí de a terra ser “exaltada”, mas “exalçada”, “elevada”. Isto é, a terra será elevada, tornando-se mais alta (Isaías 2.2; 11.15,16). Atos preliminares ocorrerão durante a grande tribulação como em (Apocalipse 6.14 e 16; 12,21), durante o milênio dificilmente saberá onde ficava determinado país.
nova jerusalém,cidade celestial,milênio
A cidade de Jerusalém celeste descerá e pairando nas alturas, sobre a jerusalém terrestre ( Isaías 2.2 e Miqueias 4.1) A gloria e o resplendor da jerusalém celeste iluminará a terrestre e seu templo (Is 4.5; 24.23; Ezequiel 43.2-5). Ezequiel contemplou esta gloria, mas depois a viu voltando para o templo de jerusalém (Ezequiel 10.18). Essa manifestação será visível a partir do templo (Ezequiel 43.4). trata-se da gloria “Shekinah” (hebraico) que pairava sobre a arca entre os querubins da gloria, bem como sobre o tabernáculo, como coluna de fogo (Números 9.15,16). É a mesma nuvem que desceu sobre o monte da transfiguração e envolveu o Senhor Jesus e os que lá estavam (Mateus 17.5). O Plano redentor de Deus para com os homens findará com o Milênio.


Autoria:
Pr. Adilau
Igreja Evangélica Assembléia Universal

Referências:

Fonte consultada: https://www.bibliaonline.com.br/
Fonte consultada: http://bibliaportugues.com/
Fonte pesquisada: https://google.com.br/imagens/milenio

Nenhum comentário: