segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

A MULHER E A ORDENAÇÃO PASTORAL

ordenação pastoral,mulheres pastoras,machismo teológico,fenômeno religiosoA espiritualidade dos textos bíblicos é um dos maiores desafios para os estudantes e até leigos, onde pastores e teólogos, depositam seus fundamentos como verdade última, tornando a leitura dos textos exclusivista, esse fenômeno religioso é subjetivo e limitado ao racional humano cuja compreensão se baseia em misticismo e mistérios desse universo religioso, onde os textos recebem uma interpretação particular e absolutista e com isso torna-se um instrumento de dominação intelectual, e assim neutralizar os demais saberes.

Todos os estudos sobre o tema em questão e sua interpretação, estão centralizados em um mesmo parecer e apontando para uma única direção, como se todos os recursos pedagógicos e teológicos estivessem sido esgotados e até superados. Os conflitos gerados, causam questionamentos e oposição a espiritualidade dos textos, remetendo o leitor ao período medieval onde a lei do Antigo Testamento estava em pleno vigor. A superioridade vista nos textos, nos remete ao contexto histórico onde o judaísmo era dominante. Somente nos textos de Efésios é que o apostolo interpreta de forma a corrigir os falsos ensinamentos que certamente já estava causando transtornos nas igrejas. “Grande é este mistério; digo-o porem a respeito de Cristo e da Igreja” efésios 5.32, essa correção demonstra que os homens ou cristãos convertidos estavam se exaltando e com isso tornando a mulher um ser inferior ou desprezível. Pode notar que o apostolo ao usar o termo “Digo-o”, o mesmo estava fazendo uma correção interpretativa dos textos escritos nas demais cartas. Aqui ele corrige ao falar que não estava fazendo referências ao homem como cabeça da mulher, e sim de Cristo como o Cabeça da Igreja.

Índice 1) A serpente 2) Eva Foi Enganada 3) Porque o Diabo enganou a Eva 4) Porque Adão foi tentado 5) A origem do termo dominação sobre o sexo feminino. 6) A unicidade de Domínio. 7) Os Erros de Interpretação corrigidos pelo apostolo Paulo 8) Em Cristo as diferenças acabam. 9) O Fim das diferenças sexuais 10) Mulheres em destaques 11) Os Dons. 12) O Sacerdócio.

1) A Serpente; 
Literalmente um réptil ou um ser inteligente com capacidade cognitiva e poder de influenciar
pessoas, mas espiritualmente esse animal estava possuído ou usado pelo Diabo para persuadir Eva, levando a mesma a contrariar a vontade de Deus. Gênesis 3.1. “ORA, a serpente era mais astuta que todas as alimárias do campo que o SENHOR Deus tinha feito. E esta disse à mulher: É assim que Deus disse: Não comereis de toda a árvore do jardim? Gênesis 3:4 - Então a serpente disse à mulher: Certamente não morrereis.

2) Eva Foi Enganada; 
O ato de Eva foi individual e consciente, foi uma decisão própria, sem consultar o marido e muito menos a Deus que já havia proibido tal ação. “Não comerás e não tocarás” Gênesis. 3.3. Literalmente quem foi enganada primeiramente foi Eva, que em seguida conseguiu persuadir a Adão que comeu da arvore proibida por Deus. “E disse o SENHOR Deus à mulher: Por que fizeste isto? E disse a mulher: A serpente me enganou, e eu comi”. Gênesis 3:13 -

3) Por que o Diabo tentou a Eva?;
A espiritualidade dos textos bíblicos começa com Eva ao compará-la com a Igreja dos nossos dias. Aqui se confirma simbolicamente a luta espiritual da Igreja. “E porei inimizade entre ti e a mulher (igreja) e entre a tua semente e a sua semente; esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar”. Gn. 3.15.

4) Por que Adão não foi tentado?;
Outra simbologia da espiritualidade dos textos aponta para Adão como representante de Cristo. “Porque Deus não pode ser tentado pelo mal, e a ninguém tenta". Tiago 1.13, e assim o mesmo assumiu a culpa em lugar de Eva, como Cristo assumiu nossos pecados. “Porque, assim como todos morrem em Adão, assim também todos serão vivificados em Cristo” I Coríntios 15.22.

5) A Origem do termo dominante;

 O termo de dominação do Homem. Quando Deus diz que o homem dominará sobre tudo, o mesmo
está incluindo a mulher. “E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra”. Gênesis 1. 26.

6) A Unicidade;
Em gênesis 1.28, vemos uma ordem divina, tanto para Adão como para Eva, não há distinção entre o domínio, e a benção de Deus foi unânime, Ver. 26. O termo dominante usado nos púlpitos até nossos dias vem do seguinte texto: “E o SENHOR te porá por cabeça, e não por cauda; e só estarás em cima, e não debaixo, se obedeceres aos mandamentos do SENHOR teu Deus, que hoje te ordeno, para os guardar e cumprir”. Deuteronômio. 28.13. O texto acima é uma referência exclusiva a Deus.

7) Os Erros de Interpretação:
Quando o apostolo Paulo descreve a Cristo como o cabeça da mulher ele está fazendo uma referência de  Cristo como o cabeça da Igreja, como o Senhor, e assim ao mencionar o “marido como o cabeça da mulher” ele está fazendo a mesma referência a Cristo e não ao Homem. “Grande é este mistério; digo-o, porém, a respeito de Cristo e da igreja. Efésios. 5.32. E assim Pedro dá também um novo entendimento ao dizer que o homem deve viver de forma sábia e honrar sua mulher como vasos mais fracos, e não como inferior. I Pedro 3.7. Em outras palavras o mesmo diz que a mesma é mais frágil, mais sensível e portanto deve ser honrada de forma igualitária e sem distinção. Efésios 5.25-29. Aqui o princípio e da prioridade e não da superioridade.

8) Em Cristo não há diferenças de sexo;
“Nisto não há judeu nem grego; não há servo nem livre; não há macho nem fêmea; porque todos vós sois um em Cristo Jesus”. Efésios 5:32.

9) As Diferenças de Sexo são terrenas e terão seu fim na ressurreição;
Então Jesus lhes esclareceu: “Vós estais equivocados por não conhecerdes as Escrituras nem o poder de Deus”. “Na ressurreição, as pessoas não se casam nem são dadas em matrimônio; são, todavia, como os anjos do céu”. Mateus 22.29,30. Portanto o Homem e a Mulher são figuras passageiras, temporárias e que serão aniquiladas primeiramente no arrebatamento da igreja e da ressurreição e depois futuramente no dia do Grande trono Branco ou Juízo final.

10) Mulheres citadas na Bíblia que tiveram destaques importantes.

mulheres pastoras,ordenação pastoral feminina,profetisa,diaconisaProfetizas: Miriã: Êxodos 15.20 “A profetisa Miriã, que era irmã de Arão” Débora: Juízes. 4.4
“Débora, mulher de Lapidote, era profetisa” Hulda: 2Rs 22.14. “Então, os sacerdotes... foram ter com a profetisa Hulda” Noadia: Ne 6.14 “profetisa Noadia e dos mais profetas” Ana: Lc 2.36. Havia uma profetisa, chamada Ana” Filhas de Felipe: At 21.9. Ele tinha quatro filhas solteiras que profetizavam” Juíza Instituída por Deus em Israel: Débora: Juízes 4.4. Era também juíza dos israelitas naquele tempo. Obreiras: Priscila: Atos 18.26. “Ele começou a falar com coragem na sinagoga. Priscila e o seu marido Áquila o ouviram falar; então o levaram para a casa deles e lhe explicaram melhor o Caminho de Deus”. Romanos. 16.3 “Mando saudações a Priscila e ao seu marido Áquila, meus companheiros no serviço de Cristo Jesus”.  Diaconisa, Febe.  Romanos 16.1,2 “Eu recomendo a vocês a nossa irmã Febe, que é diaconisa da igreja de Cencréia. ” Evangelistas: João. 4. 27-29 “Naquele momento chegaram os seus discípulos e ficaram admirados, pois ele estava conversando com uma mulher... Em seguida, a mulher deixou ali o seu pote, voltou até a cidade e disse a todas as pessoas: —Venham ver o homem que disse tudo o que eu tenho feito. Será que ele é o Messias”. Filipenses. 4.3 “E a você, meu fiel companheiro de trabalho, peço que ajude essas duas irmãs. Pois elas, junto com Clemente e todos os outros meus companheiros, trabalharam muito para espalhar o evangelho”. Pregando aos judeus no templo: Ana: Lucas. 2.37,38 “E que era viúva de oitenta e quatro anos. Esta não deixava o templo, mas adorava noite e dia em jejuns e orações. E, chegando naquela hora, dava graças a Deus e falava a respeito do menino a todos os que esperavam a redenção de Jerusalém”. Presente na primeira reunião de oração: At 1.14 “Eles sempre se reuniam todos juntos para orar com as mulheres, a mãe de Jesus e os irmãos dele”. Pastor é um Dom: Efésios. 4.11 “E ele mesmo concedeu uns para apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas e outros para pastores e mestres.”.

12) O Sacerdócio;

o sacerdote,fundamentalismo,cristianismo,feudalismoEste é o segundo argumento usado para denegrir a imagem feminina, onde se prega que esta função é
exclusiva dos homens e Deus não elegeu nenhuma mulher para tal função. E mais uma vez vemos um grave erro de interpretação e uma inversão dos valores cristãos. “E, chegando-vos para ele, (Jesus), pedra viva, reprovada, na verdade, pelos homens, mas para com Deus eleita e preciosa”. I Pedro 2:4 “Vós também, como pedras vivas, (homens e Mulheres), sois edificados casa espiritual (Igreja) e Sacerdócio Santo, para oferecer sacrifícios espirituais agradáveis a Deus por Jesus Cristo”. I Pedro 2:5.

Conclusão.
Portanto, dizer que não há fundamentação bíblica para uma parceria entre o homem e a mulher na obra de Deus é contrariar a própria palavra de Deus que não dá exclusividade ao homem como cabeça e sim a Cristo.

“No Senhor, todavia, nem a mulher é independente do homem nem o homem é independente da mulher. Porque, assim como a mulher veio do homem, assim também o homem nasce da mulher, mas tudo provém de Deus; 1 Coríntios 11.

Hino da Vitoria.

“Bem-aventurado tu, ó Israel! Quem é como tu? Um povo salvo pelo SENHOR, o escudo do teu socorro, e a espada da tua majestade; por isso os teus inimigos te serão sujeitos, e tu pisarás sobre as suas alturas”. Deuteronômio 33:29


Pr. Adilau Vieira da Costa
Igreja Evangélica Assembleia Universal.

Referências.

Fonte pesquisada: https://www.bibliaonline.com.br/acf

Fonte pesquisada: http://bibliaportugues.com/

Fonte pesquisada das imagens: https://www.google.com.br/search?hl=pt-BR&site=imghp&tbm=isch&source=hp&biw=1366&bih=613&q=a+serpente+enganou+eva&oq=a+serpente+e&gs_l=img.3.3.0l9j0i30k1.736.7455.0.12213.13.9.0.4.4.0.240.1165.0j5j2.7.0....0...1ac.1.64.img..2.11.1180.0..35i39k1.1vHEFhtdb2c.


Um comentário:

Unknown disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.