sábado, 19 de novembro de 2016

A LEI DO PODER

lei,poder,forças da natureza,tempestade,raios e trovõesAo depararmos com forças da natureza, como uma tempestade com seus raios e trovões, ventos e furações, ficamos terrivelmente apavorados porque sabemos dos perigos que os mesmos representam e por causa de suas forças descontroladas e este ponto nos chama a atenção quando comparamos com algumas passagens da Palavra de Deus, que chamamos de: A Lei do Poder. “Não confieis na opressão, nem vos ensoberbeçais na rapina; se as vossas riquezas aumentam, não ponhais nelas o coração. Deus falou uma vez; duas vezes ouvi isto: que o poder pertence a Deus”. Salmos 62:10,11.  As forças da natureza são forças descontroladas e por isso constituem-se em grande perigo. O Poder é exatamente uma força, porém controlada.  Quando Jesus concedeu poder aos Apóstolos, estava também de forma especial designando (doutrinando) o uso dessa força, desse Poder, para que não fosse usado de forma incorreta, a esmo, ou de forma libertina ou usado para seu próprio benefício. ‘Eis que vos dou poder para pisar serpentes e escorpiões, e toda a força do inimigo, e nada vos fará dano algum”. Quando Jesus percebeu uma distorção doutrinária nessa ordem, os discípulos foram repreendidos imediatamente, "E os seus discípulos, Tiago e João, vendo isto, disseram: Senhor, queres que digamos que desça fogo do céu e os consuma, como Elias também fez?" Lucas 9:54. " Voltando-se, porém, repreendeu-os, e disse: Vós não sabeis de que espírito sois ". "Porque o Filho do homem não veio para destruir as almas dos homens, mas para salvá-las". Lucas 9:55,56.

a lei do poderElias não usou o poder como forma de exaltação, mas autoridade como homem e profeta de Deus. "Mas Elias respondeu, e disse ao capitão de cinqüenta: Se eu, pois, sou homem de Deus, desça fogo do céu, e te consuma a ti e aos teus cinqüenta. Então fogo desceu do céu, e consumiu a ele e aos seus cinqüenta". 2 Reis 1:10. Aqui o profeta declara sua dependência total de Deus e instantaneamente o poder entra em ação. Esta passagem é comum às outras onde a natureza fica refém desse poder, como em Êxodo 14.21, Moisés abriu o mar, feriu a rocha, em Josué o sol e a lua parou, Josué 10.13, as muralhas caíram, Josué 6.20, poderia citar muito mais como exemplo da operação desse poder.

Objetiva o poder ou a autoridade na vida dos cristão, operar a salvação e  libertação das almas oprimidas pelas forças satânicas.‘Eis que vos dou poder para pisar serpentes e escorpiões, e toda a força do inimigo, e nada vos fará dano algum”. Não vos alegreis porque se vos sujeitem os espíritos; alegrai-vos antes por estarem os vossos nomes escritos nos céus. Lucas 10:19,20.

"A minha palavra, e a minha pregação, não consistiram em palavras persuasivas de sabedoria humana, mas em demonstração de Espírito e de poder." 1 Coríntios 2:4. Aqui o Apóstolo deixa bem claro que não se deve se vangloriar pelo Poder recebido, mas de estarem alegres pela Salvação de suas vidas. Não podemos nos enganar e ficar enganando aos outros, pois o Poder de Deus não é para satisfazer os caprichos do homem e sim em favor da salvação. vemos também que além do propósito final que é a salvação, o mesmo é limitado sendo direcionado a edificação da igreja de Deus que é o corpo de Cristo. “Portanto, escrevo estas coisas estando ausente, para que, estando presente, não use de rigor, segundo o poder que o Senhor me deu para edificação, e não para destruição”. II Corintios 13.10.  O apóstolo Paulo diz que esse poder deve ser controlado. Mas o que realmente significa Poder; Força dinâmica ou conforme acentua a palavra de Deus, significa; Deus Agindo, isso mesmo é Deus Agindo, Operando e não o homem. Em João 15.5, Jesus diz “Sem mim nada podeis fazer”.

Vejamos onde o Poder atua de forma eficaz.
“E disse-me: A minha graça te basta, porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza. De boa vontade, pois, me gloriarei nas minhas fraquezas, para que em mim habite o poder de Cristo. Por isso sinto prazer nas fraquezas, nas injúrias, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias por amor de Cristo. Porque quando estou fraco então sou forte”. 2 Coríntios 12:9,10. Vemos então que o poder obedece aos critérios de Cristo em favor de sua igreja, isto é, obedecendo os princípios de sua palavra e assim o homem está incapacitado de dominá-lo, pois será em sua fraqueza "Dependência total de Deus" que o poder atua em sua eficácia.  Vemos que jonas não tinha o menor interesse em pregar o evangelho em Nínive, como também não os amava. Mas a operação do poder em sua vida o levou a compreender sua dependência de Deus, que movido por essa convicção, foi impulsionado a entrar na cidade e pregar o evangelho ao povo e assim o mesmo viu a operação do poder da palavra e assim Nínive se livrou da condenação. E assim entendemos que o poder opera por meio da palavra de Deus e não da palavra do homem. O Poder é a palavra de Deus em plena operação, é Deus agindo.

Jesus ficou admirado ao ver a confiança, e a fé que o Capitão depositou em sua Palavra.

a lei do poder“Respondeu o centurião: "Senhor, não mereço receber-te debaixo do meu teto. Mas Dize Apenas Uma Palavra, e o meu servo será curado. Pois eu também sou homem sujeito à autoridade, com soldados sob o meu comando. Digo a um: ‘Vá’, e ele vai; e a outro: ‘Venha’, e ele vem. Digo a meu servo: ‘Faça isto’, e ele faz". Ao ouvir isso, Jesus admirou-se e disse aos que o seguiam: "Digo-lhes a verdade: Não encontrei em Israel ninguém com tamanha fé”. Mateus 8:8-10.
Vemos no versículo abaixo que o Apostolo se mostrou desanimado porque tinha trabalhado a noite toda em vão. Mas quando o mesmo provou do Poder que emana da Palavra ele viu os efeitos assombrosos sobre a natureza, isso é a Lei do Poder. E, respondendo Simão, disse-lhe: Mestre, havendo trabalhado toda a noite, nada apanhamos; mas, sobre a tua palavra, lançarei a rede. E, fazendo assim, colheram uma grande quantidade de peixes, e rompias é-lhes a rede. Lucas 5:5,6. Como podemos explicar o uso contínuo da palavra por muitos preletores sem nada acontecer? É porque usam a Palavra segundo os seus propósitos e não segundo os propósitos de Deus e com isso quebra-se a Lei. “Assim será a minha palavra, que sair da minha boca; ela não voltará para mim vazia, antes fará o que me apraz, e prosperará naquilo para que a enviei”. Isaías 55.11.

Ao analisarmos esses versículos vemos um grande contraditório, pois vai contra os interesse e princípios de muitos preletores pois somos apenas portadores e não temos a posse ou domínio do poder e nem autoridade para propor, modificar ou determinar os resultados.   Muitos preletores falam de si mesmo   e usam a palavra como pretexto em suas mensagens. “Quem fala de si mesmo busca a sua própria glória; mas o que busca a glória daquele que o enviou, esse é verdadeiro, e não há nele injustiça”. João 7.18. “Porém o profeta que tiver a presunção de falar alguma palavra em meu nome, que eu não lhe tenha mandado falar, ou o que falar em nome de outros deuses, esse profeta morrerá”. Deuteronômio 18:20 “Quando o profeta falar em nome do Senhor, e essa palavra não se cumprir, nem suceder assim; esta é palavra que o Senhor não falou; com soberba a falou aquele profeta; não tenhas temor dele”. Deuteronômio 18:22. É comum nos dias atuais o grande tremor e terror que assombra os crente, os quais vão para os cultos com medo de suas casas serem roubadas, seus carros serem roubados, com medo de serem perseguidos, maltratados, ofendidos, mas existe um grande exemplo diante de nossos olhos e isso vemos na Palavra de Deus os discípulos usando a Lei do Poder. “Agora, pois, ó Senhor, olha para as suas ameaças, e concede aos teus servos que falem com toda a ousadia A Tua Palavra; enquanto estendes a tua mão para curar, e para que se façam sinais e prodígios pelo nome de teu santo Filho Jesus.

Os efeitos dessa obediência foram instantâneos, até a natureza reagiu, sentindo a ação desse Poder, os discípulos não se intimidaram frente as ameaças que vinham sofrendo, não houve medo nem o terror que  conseguisse frear a ousadia dos apóstolos  mas ocorreu exatamente o contrário a  confiança cresceu e como resultado uma ousadia ou poder, tomou conta dos mesmos para pregar a Palavra. E como prova dessa obediência a terra foi abalada literalmente. E, tendo orado, moveu-se o lugar em que estavam reunidos; e todos foram cheios do Espírito Santo, e anunciavam com ousadia a palavra de Deus”. Atos 4:29-31.  E assim podemos completar esse raciocínio com as palavras do aposto Paulo, “ Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não veem. Hebreus 11:1. Esse Poder é uma exclusividade somente para aqueles que creem, que obedecem, “E qual a sobre excelente grandeza do seu poder sobre nós, os que cremos, segundo a operação da força do seu poder". Efésios 1:19.

Pr. Adilau Vieira
IGREJA EVANGÉLICA ASSEMBLEIA UNIVERSAL

Referências:
Fonte pesquisada: https://www.bibliaonline.com.br/
Fonte pesquisada: http://bibliaportugues.com/
Fonte pesquisada: https://www.google.com.br


.



Nenhum comentário: