segunda-feira, 20 de fevereiro de 2017

O PRIMEIRO DEMÔNIO A SER CITADO NA BÍBLIA.



O autor do livro de gênesis começa relatando a Gênesis 1:10. Na criação do homem vemos nos relatos do autor uma dupla interpretação da oferta de Abel e da oferta de Caim; a primeira nos remete a uma simbologia que retrata o sacrifício de Jesus, e a segunda interpretação vem do reconhecimento que Deus dá a Abel. Deus declara que não estava fazendo acepção, mas o serviço de Abel tinha um diferencial o qual requer esforço físico, cuidado e muito “amor” pelas ovelhas, enquanto que a oferta de Caim não representou nenhum esforço pois a terra produzia por si só e abundantemente e não precisava dos esforços humanos, era só chegar e colher. Gênesis 4.12.
maior obra arquitetônica de todos os tempos além de ser exclusiva, em primeiro lugar, a criação do universo, da terra, do sol, da lua, e em segundo lugar, a criação do homem, o escritor não cita todos os detalhes dessa criação, mas vemos claramente a operação do poder de Deus, da sua soberania, da sua gloria, da sua sabedoria e milhares de outros atributos e adjetivos que a mente humana é incapaz de atribuir ao criador de todas as coisas. Tudo foi perfeito e aprovado por Deus. “E viu Deus que tudo era bom”.

vagabundo
A desobediência aos princípios divinos provocou uma desordem total nesse demônio o qual desorientado não tem morada certa ou uma ocupação formal em suas atividades, pois o mesmo é causador de sérias tragédias por onde passa, é do tipo “faz de tudo um pouco”. Jesus deixou uma prévia sobre o mesmo em Mateus:E, quando o espírito imundo tem saído do homem, anda por lugares áridos, buscando repouso, e não o encontra”. Mateus 12:43. Mesmo sendo terrível em suas ações esse demônio só pode ser vencido com uma simples atitude de honestidade e de fé em Cristo Jesus.

A Punição de Caim.
“Fugitivo e Vagabundo 1, serás na terra”. Gênesis 4:12, ao avaliar as atribuições desse “Ser” maligno vemos sua estratégia e artimanhas para enganar e matar, esse demônio é manipulador, violento e tem como atributo maior a desobediência e um ódio mortal. “E irou-se Caim fortemente, e descaiu-lhe o semblante”. Gênesis 4.5 . Como parte de sua arrogância e desobediência o mesmo não reconheceu o seu Criador. E disse o Senhor a Caim: Onde está Abel, teu irmão? E ele disse: Não sei; sou eu guardador do meu irmão? Gênesis 4.9. Aqui o Caim simula uma obrigação da parte de Deus e ao mesmo tempo se diz independente em suas atitudes, e assim em um tom sarcástico o mesmo diz: “Eis que hoje me lanças da face da terra, e da tua face me esconderei; e serei fugitivo e vagabundo na terra, e será que todo aquele que me achar, me matará”. Gênesis 4.14, essa simulação é a metodologia desse demônio, que procura se esquivar dos erros cometidos, “Aquele que odeia dissimula com seus lábios, mas no seu íntimo encobre o engano” Provérbios 26.24, pois o mesmo sabe que é impossível se esconder dos olhos de Deus. Para onde me irei do teu espírito, ou para onde fugirei da tua face? Salmos 139:7

Vida de Ociosidade.


malandros A ociosidade foi vista pelo apóstolo Paulo como algo terrivelmente negativo para a fé cristã e assim deu-nos o exemplo do seu trabalho como um fator importante para os crentes. “E, como era do mesmo ofício, ficou com eles, e trabalhava; pois tinham por ofício fazer tendas” Atos 18. 3. “Porque bem vos lembrais, irmãos, do nosso trabalho e fadiga; pois, trabalhando noite e dia, para não sermos pesados a nenhum de vós, vos pregamos o evangelho de Deus”.1 Tessalonicenses 2.9. Jesus deixou também o exemplo do trabalho. Meu Pai trabalha até agora, e eu trabalho também. João 5:17. O apostolo Tito repreende os Cretenses: Os cretenses são sempre mentirosos, bestas ruins, ventres preguiçosos. Tito 1:12.



Foi um dos maiores exemplos deixado para a Igreja pois neles vemos o serviço cristão bem distribuído, assim fica claro na explicação que o apostolo faz do corpo de cristo, todos têm suas funções e cada um desenvolve uma forma para complementar as demais, assim é o corpo de Cristo, todos trabalham com um só coração, com um só objetivo; O Reino de Cristo. “Querendo o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo; Efésios 4:12. Uma das frases ou versículo mais comentado na área ministerial: E: Digno é o obreiro do seu salário. 1 Timóteo 5:18. Em outras palavras. “Cada um se fartará do fruto da sua boca, e da obra das suas mãos o homem receberá a recompensa. Provérbios 12:14.

Obs.: Nota. O artigo acima trata do desvio de conduta e da personalidade humana e não objetiva denegrir a imagem de A ou B.

Referências: 1 - (Etmo. Do latim: vagabundus.a.um)
*1 - Vagabundo: de modo figurativo, expressa uma inconstância e vive de modo volúvel, de forma pejorativa, refere-se a uma pessoa de péssima qualidade ou de qualidade inferior o qual é desprovido de honestidade, é malandro, que não tem ocupação formal, um andarilho, ladrão. Obs.: outras referências a parte: Aquele que não tem morada fixa.
Bibliografia:
Fonte Pesquisada: https://www.google.com.br/webhp?sourceid=chromeinstant&ion=1&espv=2&ie=UTF-8#q=vagabundo+
Fonte pesquisada: https://www.dicio.com.br/vagabundo/.
Fonte pesquisada: https://www.bibliaonline.com.br/acf/busca?q=errante
Fonte pesquisada: https://www.bibliaonline.com.br/acf/busca?q=vagabundo
Fonte pesquisada: http://biblez.com/searchport.php?q=vagabundo&Bible.x=18&Bible.y=23&Bible=Lookup
Fonte pesquisada: https://pt.wikipedia.org/wiki/Vagabundagem

Autoria: Pr. Adilau Vieira da Costa

IGREJA EVANGÉLICA ASSEMBLEIA UNIVERSAL

Nenhum comentário: